AOS 24 ANOS,A INDIANA RUPI KAUR É FENÔMENO MUNDIAL COM SEUS TEXTOS FEMINISTAS

Rupi Kaur: indiana de 24 anos se transformou num fenômeno nas redes sociais  (Foto: Rupi Kaur/Divulgação)

Censurada pelo Instagram, Rupi Kaur é fenômeno com seus textos feministas

Aos 24 anos, a indiana Rupi Kaur escreve poemas sobre amor, abuso e feminismo e foi censurada pelo Instagram por uma série de fotos sobre menstruação

O nome pode não soar familiar, mas é provável que você saiba o motivo pelo qual Rupi Kaur se tornou um símbolo feminista. Em 2015, a jovem nascida na Índia e radicada no Canadá postou no perfil @rupikaur_ um autorretrato, parte de um projeto artístico, no qual aparece deitada de costas, com as calças e o lençol manchados de sangue. A imagem foi banida pelo Instagram, causando indignação a Rupi, que desabafou: “Não vou pedir desculpas por não alimentar o ego e o orgulho misógino de uma sociedade que aceita ver o corpo feminino de lingerie, mas não acha o.k. essa marca [de sangue menstrual]”. O protesto repercutiu entre seus seguidores (que hoje somam 1,1 milhão), extrapolou a internet e foi parar em jornais do mundo todo, levando a rede social a pedir desculpas pelo erro.
Rupi Kaur na série sobre menstruação que foi censurada pelo Instagram (Foto: Rupi Kaur/Divulgação)
O episódio foi uma pequena amostra da popularidade da artista de 24 anos, que é uma das principais estrelas da geração de Instapoets – que utilizam Twitter, Facebook e Instagram, entre outros, para publicar seus trabalhos.
ilustração de Rupi Kaur que está no livro Outros Jeitos de Usar a Boca (Foto: Divulgação)
Rupi escreve poemas desde criança e começou a desenhar aos 17, além de fazer fotos, vídeos e performances. No site www.rupikaur.com, afirma que sua arte multimídia trata de “feminilidade, amor, perda, trauma e cura”.
Em 2014, Rupi lançou um livro independente com uma coleção de poesias sobre abuso (“o estupro/vai te rasgar/ao meio/mas/não vai ser/seu fim”), relacionamento (“é a sua voz/que me despe”), ruptura (“o amor fez com que o perigo/em você parecesse seguro”) e empoderamento. Batizada de Milk and Honey (leite e mel), a publicação fez tanto sucesso que teve os direitos comprados por uma grande editora, a norte-americana Andrews McMeel Publishing. Depois disso, vendeu mais de meio milhão de cópias só nos Estados Unidos, entrou para a lista dos best-sellers da Amazon e no prestigiado ranking do The New York Times. Agora, chega às livrarias brasileiras com o título Outros Jeitos de Usar a Boca, lançado pela editora Planeta (208 págs., R$ 29,90). Imperdível.
Estrela por acidente (Foto: Divulgação)Capa do livro de Rupi Kaur
Fonte:http://revistamarieclaire.globo.com/Mulheres-do-Mundo/noticia/2017/05/censurada-pelo-instagram-rupi-kaur-e-fenomeno-com-seus-textos-feministas.html

Comentários